sábado, 3 de julho de 2010

Bacharelandos do 9º e 10º semestres devem prestar o Exame 2010.2?


No último edital publicado pela OAB no mês de maio uma novidade pegou de surpresa os bacharelandos do último ano do curso de Direito possibilitando que pudessem prestar o exame antes da colação de grau, ficando, no entanto, a emissão da carteira condicionada à entrega posterior do certificado de conclusão da graduação.
Esta nova postura adotada pela OAB muito provavelmente será mantida para os próximos exames do ano (o cronograma oficial da OAB prevê outros dois editais) sendo uma excelente oportunidade que deve ser aproveitada pelos graduandos do 9º e 10º semestre, principalmente na próxima prova (prevista para o mês de setembro).
A OAB publica anualmente resoluções que direcionam a aplicação de seus exames e que para este ano estarão vigentes até o exame de setembro. No entanto, para o edital a ser publicado em dezembro haverá a possibilidade da introdução de modificações, já ventiladas pelo órgão profissional no sentido de aproximar o exame profissional das exigências do Conselho Nacional de Justiça quanto às matérias cobradas nas provas de concursos públicos para as carreiras jurídicas.
Tais matérias relacionam-se ao bloco chamado “Humanístico” e se referem à Sociologia, a Filosofia, a Psicologia Jurídica e a Direitos Humanos. Muitos bacharelandos viram-nas bem no início da graduação e alguns nem as tiveram. Além disso, a forma de cobrança, bem como o conteúdo exigido será um mistério.
Por isso, a importância dos bacharelandos do último ano aproveitar a chance e anteciparem a sua aprovação, garantindo à tão sonhada carteira da OAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário