terça-feira, 15 de junho de 2010

Fiz 47, 48, 49.... E agora?

Se você não foi aprovado e fez pelo menos 47 pontos, se prepare desde já para a 2ª fase.
Isto porque o resultado dos recursos sai apenas na semana anterior a realização da prova. Não seja pego de surpresa. Faça sua preparação como se tivesse passado.
Nos últimos Exames sempre foram anuladas questões.
Se você fez 47, pelo menos, está no páreo.
Para auxiliá-los a execer esse direito, os professores do Curso Dogma se disponibilizaram a muni-los de argumentos. Basta encaminhar email para curso@cursodogma.com.br com as questões objeto de inconformismo.
Abraços,
Equipe Dogma

29 comentários:

  1. Com relação a questão 54:

    A OAB indicou no gabarito preliminar oficial o item onde inicia: "Mediante acordo entre as partes...".

    Acredito que esteja correta a afirmação, no entanto, a afirmativa que inicia com "O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas...." não está errada, de acordo com o §1º do Art. 65, Lei 8666/93:

    "§1º O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, até 25% (vinte e cinco por cento)do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifício ou de equipamento, até o limite de 50% (cinqüenta por cento)para os seus acréscimos".

    Ocorre que até o limite de 25%, são obrigados, poderia ainda para reforma de edifício ou equipamento, até 50%, no caso de acréscimos. Mas a questão não foi delimitada, só nos casos de ....

    Acredito ser caso de ANULAÇÃO!!!

    Abraço.

    DANIEL NICHELE
    Porto Alegre

    ResponderExcluir
  2. Fiz 48 questões e vejo em muitos comentários que as questões 11 e 46 são totalmente passíveis de anulação!

    Isso é real? Vocês fizeram um levantamento pra saber quais são as questões passíveis de anulação?

    Desde já, muito obrigado.

    Att,

    Greco

    ResponderExcluir
  3. Caso a questão seja anulada, soma-se ponto para todo mundo?
    a lista divulgada na terça-feira, poderá sofrer a exclusão de algum nome? ou somente a adição, em decorrência dos recursos?
    quando sai o gabarito definitivo?

    ResponderExcluir
  4. fiz 43 pontos.
    vou recorrer 11 todas fundamentadas com 2 possibilidades. Ate porque esta prova dubia.
    Acha que tenho chance.

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz 44 pontos, tem várias que podem ser anuladas,,, principalmente a 11... supondo que seja anulada ficarei com 45, tenho chances?

    ResponderExcluir
  6. Acertei 46.

    Gostaria de saber até onde eu tenho chances.

    Podem dar um help? Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Recurso para questões 11, 21, 25, 27, 31, 43, 46, 53, 56, 73, 78, 85 e 100 da OAB. Vamos conseguir anular todas? Vamos sim! São 13 questões para anular.

    ResponderExcluir
  8. Caros colegas, fiz 49 pontos e verifiquei que os quesitos 11, 46, 54 e 60 podem ser anuladas...
    Vamos torcer para conseguir..boa sorte a todos..

    ResponderExcluir
  9. Pessoal..uma duvida...pode ser que eu esteja totalmente enganada, mas a respeito da questao 31 o casamento por coaçao é considerado invaálido eu eu estou redondamente equivocada... porque pelo que eu aprendi a invalidade do casamento se apresenta de duas formas: quando é considerado nulo ou quando é anulado. No caso de coaçao é anulavel e se é anulavel é invalido nao seria o certo?
    Se a caso for certo a questao 31 nao teria 2 alternativas corretas??

    abraços a todos e boa sorte

    ResponderExcluir
  10. pessoal, na IES onde estudei, um professor comentou certa vez que a cespe é tão desorganizada, que avalia apenas as questões que tem MUITOS recursos... não tenho certeza disso mas vamos nos unir, ok? sendo verdade ou não, vamos todos recorrer!!! boa sorte a todos!!

    o dogma divergiu em 7 questões, seria possível que os professores explicassem tais divergências?

    ResponderExcluir
  11. se ontem foi lançado o gab preliminar, quando será divulgado o gab definitivo?
    esse gab definitivo já pode conter alguma questão anulada, ou somente são anuladas questões recorridas?

    alguém dá uma luz aee.
    abraços.

    ResponderExcluir
  12. Quanto à questão do casamento, eu pensei exatamente a mesma coisa. Mandei um e-mail para o Dogma para confirmar o meu raciocínio. Se eu receber uma resposta, coloco ela aqui nos comentários.
    Em relação ao gabarito definitivo, eu realmente não sei quando ele sai, mas sei que ele aparece com as anulações que a Cespe lançou por comunicado, como resultado dos recursos.
    Eu gostaria de saber também como se computa a anulação.
    Ah, só lembrando que o prazo para interposição do recurso é de três dias contados do dia seguinte à divulgação dos resultados.

    ResponderExcluir
  13. Gabriela,

    tambem enviei um email para o Dogma, assim, que obter a respota primeiro passa p o pessoal. ok??

    E vamos que vamos....

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, vamos todos nos unir para derrubar este projeto mal feito da CESPE de arrecadar dinheiro com os bacharéis do Brasil, existem várias questões passíveis de recurso, mas todos devemos interpo-los e abarrotar o sistema deles, a tal ponto que não possam fugir da anulação, lembem-se que no ultimo eles não anularam nenhuma questão.
    Postem as fundamentações das questões que consideram erradas, para favorecer a todos nos recursos.
    Estarei dispondo também tudo que encontrar...
    Abraços e UNIÃO, futuros advogados!!!
    silene

    ResponderExcluir
  15. QUESTÃO 24. Acerca da disciplina normativa do cheque, assinale a opção correta.

    x) A lei veda ao banco sacado a prestação de aval para garantir o pagamento do cheque.
    b) Admite-se, excepcionalmente, a estipulação de cláusula de juros inserida no cheque.
    c) A lei admite a emissão de cheque contra banco, instituição financeira ou cooperativa de crédito (passivel de recurso)
    d) Assim como os demais títulos de crédito, o cheque deve ser apresentado para aceite.

    A questão de número 24, Caderno Sobral Pinto, bem como as correspondentes nos demais cadernos, deve ser anulada por existirem duas assertivas corretas.
    A marcada pelo gabarito, letra “a” A lei veda ao banco sacado a prestação de aval para garantir o pagamento do cheque. – de acordo com o art. 29, da Lei do Cheque. E a assertiva “c” A lei admite a emissão de cheque contra banco, instituição financeira ou cooperativa de crédito, de acordo com o art. 1º da mesma lei.

    Ocorre que as cooperativas de crédito são equiparadas às instituições financeiras, conforme o preceituado nos arts. 17 e 18, da Lei n.º 4.595/64, e bem ilustrado no estudo promovido pelo Banco Central do Brasil intitulado Cooperativas de Crédito: História da Evolução normativa no Brasil, por Marcos Antonio Henriques Pinheiro, 6ª Edição. Banco Central do Brasil, Brasília, 2008.

    Por fim, há de se considerar que os Tribunais Trabalhistas têm decidido pela equiparação entre cooperativas de crédito e instituições financeiras.

    “TST Enunciado nº 55 – RA 105/1974, DJ 24.10.1974 – Mantida – Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 Financeiras – Duração do Trabalho
    As empresas de crédito, financiamento ou investimento, também denominadas “financeiras”, equiparam-se aos estabelecimentos bancários para os efeitos do Art. 224 da Consolidação das Leis do Trabalho.”

    Veja os textos legais abaixo:
    Lei n.º 4.595, de 31 de Dezembro de 1964.

    Lei n.º 4.595, de 31 de Dezembro de 1964.
    CAPITULO IV
    DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
    SEÇÃO I
    Da Caracterização e Subordinação

    Art. 17.

    Consideram-se instituições financeiras, para os efeitos da legislação em vigor, as pessoas jurídicas públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros.

    Parágrafo único. Para os efeitos desta lei e da legislação em vigor, equiparam-se às instituições financeiras as pessoas físicas que exerçam qualquer das atividades referidas neste artigo, de forma permanente ou eventual.

    ResponderExcluir
  16. Caros Mestres;

    A OAB pode de ofício anular questões antes da divulgação oficial do dia 22/06 ?

    Max

    ResponderExcluir
  17. LEI No 7.357, DE 2 DE SETEMBRO DE 1985.

    CAPíTULO I
    Da Emissão e da Forma do Cheque


    Art . 1º O cheque contêm:

    III - o nome do banco ou da instituição financeira que deve pagar (sacado);


    Façam também o recurso, pessoal.
    Silene

    ResponderExcluir
  18. Olá Silene....acerva da questao 31 acho que pode se fundamentar no seguinte sentido: A invalidade do casamento se apresenta de duas formas: quando é considerado nulo ou quando é anulado.
    A invalidade do casamento é tratada no Livro IV, Título I, Subtítulo I, Capítulo VIII do Novo Código Civil, nos artigos 1.548 a 1.564. Sob esse Capítulo são previstas as modalidades de anulação do casamento, quer sejam nulidades absolutas ou relativas.
    Art. 1.558. É anulável o casamento em virtude de coação, quando o consentimento de um ou de ambos os cônjuges houver sido captado mediante fundado temor de mal considerável e iminente para a vida, a saúde e a honra, sua ou de seus familiares.

    ResponderExcluir
  19. Estava fazendo a argumentação agora da questão 31(resolvi não esperar) e só vou complementar a idéia já exposta.
    A validade é um atributo dos atos jurídicos que permite que estes sejam considerados lícitos, ou seja, em concordância com a lei e sem defeitos. A invalidade, portanto, é uma sanção aos atos que vão contra as normas jurídicas.
    Pontes de Miranda insere no plano da validade a nulidade e a anulabilidade, o que significa que uma ato jurídico anulável é inválido.
    Este posicionamento está do Tratado de Direito Privado - Tomo I do Pontes de Miranda.

    Estou tentando pesquisar sobe outras questões passíveis de recurso. Se eu achar algo mais, coloco aqui.

    ResponderExcluir
  20. Pessoal….
    Aqueles que estao interessados em recorrer acessem o site http://www.portalexamedeordem.com.br/oab/noticias?start=6, pois os professores postaram 10 questoes com recursos para apresentar no dia 22 sao 10…ja vai ajudar muitos colegas coso conseguimos alguma anulaçao.

    Boa sote a todos.

    ResponderExcluir
  21. QUESTÕES: 31,33,79,51,48,11,46,74. TODAS ESSAS SÃO PASSÍVEIS DE ANULAÇÃO E TEM SEUS RECURSOS DISPONÍVEIS NO SITE WWW.PORTALEXAMEDEORDEM.COM.BR

    ResponderExcluir
  22. POR FAVOR NOBRES COLEGAS, QUE ESTÃO NO MESMO BARCO NAUFRAGADO CHAMADO EXAME DE ORDEM. CASO VCS SAIBAM AS QUESTÕES QUE ESTÃO PASSÍVEIS DE ANULAÇÃO QUE ESTÃO DISPOSTAS NO SITE DE DAMASIO, FAVOR DEIXAR O LINK E AS QUESTÕES AQUI POSTADAS, PQ EU NÃO CONSEGUIR ACESSAR O SITE DE DAMASIO PRA VER AS QUESTÕES E OS RECURSOS! PRECISO MUITO SABER, PQ A MAIORIA DAS QUESTÕES QUE EU ENCONTREI, APENAS UMA EU ERREI, E NÃO ME AJUDA PRECISO DE CINCO QUESTÕES PRA PODER ME BENEFICIAR COM AS ANULAÇÕES! BJS A TODOS E BOA SORTE, E APROVEITANDO, DEIXA EU COMENTAR COM VCS, AQUI NA BAHIA NO DOMINGO, FOI APREENDIDO UM EXAMINANDO REPASSANDO RESPOSTA PRA OUTROS EXAMINANDOS ATRAVÉS DO CELULAR, PORÉM ESTÃO TENTANDO ABAFAR ISSO, TALVEZ PQ A OAB/CESPE ESTÁ TEMEROSA COM O SEU DESCRÉDITO PERANTE A CLASSE, MUITA GENTE VIU O BURBURINHO NO POSTO DA PF, QUE ESTAVA NA FACULDADE JORGE AMADO AQUI EM SALVADOR, E O MAIS ESTRANHO É A FISCAL, PROVAVELMENTE A CHEFE DA FISCALIZAÇÃO OU TALVEZ A CHEFE DO POSTO DA POL´CIA FEDERAL, QUE FOI DE SALA EM SALA PASSADA HORAS DEPOIS DE INICIAR A PROVA, PEDINDO QUE TODOS DESLIGASSEM OS CEL E OUTROS APARELHOS, E AINDA INSISTIU EM ALGUMAS SALAS, QUE QUEM ESTIVESSE COM ALGUM APARELHO ELETRÔNICO LIGADO, OS FISCAIS, APARECIAM A QUALQUQER HORA PRA PODER VISTORIAR AS SACOLAS. TODO MUNDO FICOU ESTRANHANDO TAL ATITUDE, POIS BEM SABEMOS QUE ANTES DE INCIAR A PROVA, OS PRÓPRIOS FISCAIS RESPONSÁVEIS PELA SALA, SE ENCARREGAM DE DAR AS INSTRUÇÕES, E DESSA X APARECE UMA PESSOA DEPOIS DE HORAS DE INICIADA A PROVA E VEM DAR NOVAMENTE E FORA DO MOMENTO TAL INSTRUÇÃO SENDO QUE FOI PASSADA PELOS FISCAIS RESPONSÁVEIS PELA SALA LOGO DE INÍCIO DO EXAME! TODOS PERCEBRAM QUE ELA ESTAVA LIGEIRAMENTE STRESSADA E TENTAVA PASSAR UMA TRANQUILIDADE... PORÉM QDO TODOS TERMINARAM A PROVA FICARAM SABENDO ATRAVÉS DE OUTRAS PESSOAS O QUE ACONTECEU... O ENGRAÇADO E CURIOSO É QUE ESSA PROVA DEVERIA SER NO MÍNIMO ANULADA, COISA QUE ATÉ AGORA NÃO ACONTECEU,EM SAMPA A PROVA FOI ANULADA, MAS AQUI ELES QUEREM MANTER, E O PIOR É QUE MUITAS PESSOAS QUE SE SUBMETERAM AO EXAME AQUI NA BAHIA JÁ TENTOU NOTICIAR ESSE FATO GRAVÍSSIMO EM REDES DE TELEVISÃO, MAS NINGUÉM QUER VEICULAR ESSA REPORTAGEM, SERÁ QUE É MEDO DA OAB É????? A OAB METE MEDO EM TANTA GENTE ASSIM? O QUE ACHO E ACREDITO QUE VCS DEVAM CONCORDAR É QUE NÃO É JUSTO QUE PESSOAS POSSAM VIR A SE BENEFICIAR ILICITAMENTE ENQUANTO OUTRAS SE MATAM PRA ESTUDAR E SE PRIVAM DE SUAS VIDAS PRA PODER CONQUISTAR SEUS SONHOS, SEUS OBJETIVOS COM HONESTIDADE, DIGNIDADE! ESPERO QUE TALVEZ AQUI NESSE POS AS PESSOAS POSSAM SABER O QUE ACONTECEU AQUI NA BAHIA, E QUE DE UMA FORMA OU DE OUTRA ACABA INTERFERINDO EM TODO O TERRITÓRIO, AFINAL O EXAME É UNIFICADO AGORA! SE ANTES EU JÁ NÃO ACREDITAVA TANTO NA LISURA, DEPOIS DESSES ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS, EU ESTOU PERDENDO O QUE ME RESTAVA.http://www.portalexamedeordem.com.br/oab/ PEÇO A VCS QUE DÊM UMA OLHADA NO SITE PORTAL QUE VEM FALANDO ATÉ SOBRE SUPOSTO GOLPE BAIXO PARA COM OS BACHARÉIS NO EXAME 2009.02! BJS A TODOS E VAMOS NOS UNIR!

    ResponderExcluir
  23. Parece que os professores do LFG levantaram três questões para anulação: 11, 21 e 100.
    O Blog do professor Madeira e o site do professor Flávio Martins(ambos professores do LFG) podem ter a fundamentação.
    http://www.professorflaviomartins.net.br
    http://professormadeira.wordpress.com

    ResponderExcluir
  24. eu não to acahando lugar para interpor recurso.
    alguem sabe em qual endereço fica??

    ResponderExcluir
  25. Pessoal ! Questão acerca n° 38 "Considere que Laura, menor absolutamente incapaz, representada
    por sua mãe, ajuíze ação de investigação de paternidade no foro
    de seu domicílio. Nessa situação hipotética, caso more em outro
    estado da Federação, o réu poderá.."
    Pela "Conclusão do Centro de Estudos" do TJRS, e art. 7° da Lei 8.560/92, sempre que houver investigação de paternidade será cumulada com alimentos, mesmo que não tenha havido pedido expresso. Assim, havendo alimentos, o foto será o do domicílio do menor, estando correta a letra 'c'. O gabarito não mostra essa como correta. PASSÍVEL DE ANULAÇÃO. O que vcs acham ?

    ResponderExcluir
  26. KALYNE, VC ESTÁ CERTÍSSIMA FIQUEI ATÔNITA QD VI QUE MARQUEI A CERTA E O GABARITO DEU COMO ERRADA, POIS SEMPRE QUE HA INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE CUMULADA COM ALIMENTOS O FORUM SERÁ DO MENOR E NÃO O DO RÉU! BJS E VAMOS CONTINUAR Á NOS AJUDAR-MOS, SEGUNDO OS MESTRES DO CURSO CEJUS, A CESPE SÓ ANALISA RECURSOS EM FACE DA DEMANDA DO RECORRENTES E NÃO RECURSOS INDIVIDUAIS, OU SEJA, TODOS NÓS TEREMOS DE RECORRER PRA FAZER UM VOLUME EXORBITANTE DE RECURSOS, FORÇANDO ELES A ANULAREM TODAS AS QUESTÕES DE INTERPRETAÇÕES DÚBIAS E RESPOSTAS DÚBIAS OU MAL FUDNAMENTADAS...ELABORADAS, GENTE PRSTEM ATENÇÃO TODOS NÓS TEREMOS DE RECORRER EVAMOS RECORRER DE TODAS AS QUESTÕES PASSÍVEIS DE ANULAÇÃO PORQUE ASSIM NOS GARANTIMOS MAIS! AUMENTA NOSSO LEQUE DE SAIRMOS VITORIOSO E APROVADOS PRA SEGUNDA FASE DO EXAME! ABRAÇOS E FORÇAS A TODOS!

    ResponderExcluir
  27. PESSOAL, EXISTE OUTRA QUESTÃO PASSÍVEL DE ANULAÇÃO AO MEU VER, É A QUESTÃO Nº99, QUE DIZ" CONSIDERANDO O QUE DISPÕE O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA, ALTERNATIVA D." é proibida a venda de bilhetes da mega-sena a crianças e adolescentes". PESSOAL, PRESTEM ATENÇÃO,ESSA QUESTÃO É MAL ELABORADA, POIS O BILHETE DA MEGA-SENA NÃO É VENDIDO, ELE É GRATUÍTO, O QUE É PAGO É A SUA APOSTA A SUA AUTENTICAÇÃO QUE É PAGA, MAS O BILHETE ELE É GRATUÍTO, O QUE É CAUSA O ÔNUS É O PAGAMENTO, ESSE SIM, É PROIBIDO A MENORES E ADOLESCENTES, MAS O BILHETE É GRATUÍTO. SE A RESPOSTA FOSSE" É PROIBIDA A APOSTA DE BILHETES DA MEGA´SENA POR MENORES... OU´" É PROIBIDO PAGAMENTO DE BILHETES DA MEGA-SENA POR MENORES..." AÍ SIM ESTARIA CORRETA A ASSERTIVA. DESSE MODO A ASSERTIVA DA CESPE DADA COMO CORRETA, ESTÁ VICIADA EM SUA REDAÇÃO.. MAL ELABORADA! VAMOS COLOCAR ESSA NO ROL DE PASSÍVEIS DE RECURSO, POIS MUITAS PESSOAS PERDERAM ESSA QUESTÃO POR TRATAR-SE DE PEGADINHA, POIS O BILHETE NÃO É COMERCIALIZADO, O QUE TRÁS O ÔNUS AO APOSTADOR É O PAGAMENTO DA APOSTA FEITA, E NÃO O BILHETE QUE É DISPONIBILIZADO GRATUITAMENTE!

    ResponderExcluir
  28. Para Junior:

    Somente após a publicação do resultado dia 22/6 é que será aberto o link para recursos...

    Érica:

    Concordo contigo.

    Max

    ResponderExcluir
  29. A Tortura........
    Alternativa correta segundo gabarito extra oficial é B - pode ser praticada por meio de ......
    mas segundo entendimento a tortura aos presos políticos da ditadura militar de 1964 a 1985 estão até hoje em centros de discuções.
    Por tanto pode ser a alternativa D é crime inafiançável..... Fundamentarão: Art. 5º III, XLIII.

    Pode ser anulada???
    Abraços e boa sorte a todos

    ResponderExcluir