sábado, 19 de setembro de 2009

Como Funcionam os recursos para OAB

Extraido do Blog: http://blogexamedeordem.blogspot.com/

Muitas pessoas estão me perguntando sobre a forma de se recorrer para a OAB. Vamos fazeer isso vendo a cronologia do Exame daqui para frente:

22 de setembro - Resultado oficial da 1ª fase. Quando as listas com os nomes dos aprovados são divulgadas.

23 de setembro - Início do prazo recursal. Nesse dia cada bacharel terá acesso ao seu cartão de resposta, que será disponibilizado no site do Cespe. Nesse momento as razões recursais poderá ser coladas no site. Após enviar seu recurso, o candidato deverá imprimi-lo e protocolá-lo na sua respectiva seccional.

Vamos ver o edital nesse ponto:

5.3 Para recorrer contra o resultado da prova objetiva ou da prova prático-profissional, o examinando deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, nos endereços eletrônicos www.oabXX.org.br e www.oab.org.br, e seguir as instruções ali contidas, imprimindo-o e protocolando-o na sede da seccional da OAB/DF, impreterivelmente no prazo previsto no item 5.2, no horário de funcionamento da Seccional, sob pena de não conhecimento do recurso.

5.4 A impressão do recurso deverá ser efetuada somente após a inclusão, pelo examinando, de todas as suas razões, referentes a todas as questões. Após a impressão, o sistema não permitirá ao examinando a alteração e/ou adição de suas razões recursais.

5.5 O examinando deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo será liminarmente indeferido.

5.6 O recurso não poderá conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que identifique o examinando, sob pena de ser liminarmente indeferido.

5.7 No caso de anulação de questão integrante da prova objetiva ou de qualquer questão da prova prático-profissional, a pontuação correspondente será atribuída a todos os examinandos, inclusive aos que não tenham interposto recurso.

5.8 Todos os recursos serão analisados e os resultados serão divulgados nos endereços eletrônicos www.oabdf.org.br e www.oab.org.br. Não serão encaminhadas respostas individuais aos examinandos.

5.9 Não será aceito recurso via postal, via fax, via correio eletrônico ou, ainda, fora do prazo.

5.10 A apreciação dos recursos será procedida nos termos do Provimento 109/2005 do Conselho
Federal.

5.11 Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão/reconsideração de decisão de recursos, a teor da parte final do art. 6º do Provimento 109/2005 do Conselho Federal.

5.12 Recursos cujo teor desrespeite a banca serão liminarmente indeferidos.

25 de setembro - Fim do prazo recursal. Lembrem-se! Após inserir os dados no seu recurso, vocês devem imprimir e protocolá-lo nas suas respectivas seccionais.

Data ainda não conhecida - Reunião do Colégio de Presidentes das Comissões de Exame de Ordem. O colégio define quais questões que serão anuladas. É óbvio que os presidentes das comissões reunidos não irão analisar recurso por recurso. Eles pegam um apanhado das questões mais controvertidas e escolhem as que serão impugnadas. Aqui há um ponto a ser ressaltado. Pelo tempo que eu acompanho o exame de ordem, não são todas as questões problemáticas que são anuladas. Se assim fosse, todo exame de ordem (ao menos desde 2007) mereceria ter entre 10 a 15 questões anuladas. Já cansei de ver a indignação que isso causa aos bacharéis, mas é a pura verdade: pouquíssimas questões são anuladas.

Atualização (13:11h) - Essa reunião ocorrerá no dia 9 de outubro, em Vitória/ES. Informação passada pelo leitor Aldo Luís.

Vejamos o histórico de anulações do exame unificado:

2006.1 = 3
2006.2 = 8
2006.3 = 3
2007.1 = 2
2007.2 = 4
2007.3 = 4
2008.1 = 3
2008.2 = 3
2008.3 = 6
2009.1 = 3
2009.2 = ?

14 de outubro - Resultado final da prova objetiva (nova relação de aprovados após as anulações) e convocação dos candidatos para a 2ª fase.

25 de outubro - Prova da 2ª fase do exame 1/2009. Será no período da tarde.

16 comentários:

  1. No caso o canditado deverá imprimir e protocolar o recurso apenas na Seccional? Não poder ser na Subseccional? No caso sou do interior, preciso ir até a capital para protocolar meu recurso?

    ResponderExcluir
  2. Pode protocolar na Seccional sim!
    Abs,
    Alvaro de Azevedo

    ResponderExcluir
  3. Eu sou de Limeira-SP e, como aqui não tem a prova, fiz na cidade de Americana. Onde devo protocolar meu recurso? Em Americana ou pode ser em Limeira?

    ResponderExcluir
  4. Se houver OAB em limeira pode ser ai, caso eles não recebam, protocole em americana?
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Nossa não sabia que tinha que protocolar na Seccional. No caso moro em São Bernardo do Campo, tenho que protocolar na Sé ?
    grata

    ResponderExcluir
  6. Joelma,
    liga na OAB de São Paulo pra confirmar. Eu liguei e me disseram que os recursos no Estado de São Paulo são totalmente online, sem necessidade de protocolo. A CESPE também confirmou isso, SP é exceção nesse ponto.

    ResponderExcluir
  7. Jana, muito obrigada pela confirmação. Verifiquei agora e é isso mesmo.
    Obrigada !!!

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde...
    Eu passei na primeira fase da prova e estou no 10° semestre, minha colação de grau será no dia 13/03/2010, em razão do calendário da universidade. No entanto, no dia 10/01/2010 já vou ter concluído todas as atividades escolares, inclusive a apresentação da banca, sendo que só estou fazendo o trabalho de conclusão neste semestre.

    Posso ter problemas, caso eu passe na segunda fase da prova da oab?

    ResponderExcluir
  9. Marilia,
    Em primeiro lugar temos que saber se o ato solena de colação de grau é em março, ou se a festa é nessa data!
    Mesmo assim, sugiro que entre em contato com a coordenação da sua faculdade e peça eventualemtne,. antecipação de colação pelos motivos óbvios!
    Ok,
    Estamos a disposição!
    Abs,
    Alvaro de Azevedo

    ResponderExcluir
  10. GALERA ENTREM COM RECURSO COM O MAIOR NÚMERO DE QUESTÕES POSSÍVEL! Dessa forma mais questões poderão ser anuladas!

    ResponderExcluir
  11. Olá, colegas, preciso de uma ajuda.

    Fui fazer meu recurso e no campo que pedem a opção da letra devo por a que foi publicada como correta pela Cesp, ou a que eu acho que está correta??
    Aguardo um retorno

    Att

    Ivone.

    ResponderExcluir
  12. Ivone;

    é a questão considerada correta pela comissão.

    Obs. Tomar cuidado que tem um limite de caracteres a ser digitado.

    Fiz o meu hoje, e impugnei 13 questões.

    ResponderExcluir
  13. Luluzinha;

    Muito obrigada, estou impugnando 8 questões...

    Vamos nos unir !!! e rumo a segunda fase.
    Muita sorte valeu!

    ResponderExcluir
  14. Vai sair "gabarito extra oficial" da segunda fase?

    abraços

    ResponderExcluir
  15. gostaria de saber o gabarito extraoficial da 2 fase, na matéria civil...

    ResponderExcluir