Segue o gabarito da disciplina Direito do Trabalho, oferecido pelo Professor Alexandre Alves, Professor da Uniban e do Curso DOGMA.
DIREITO DO TRABALHO
QUESTÃO 61
Questão 61
Quanto à remuneração a ser paga no período de férias, assinale aopção correta de acordo com o previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A O empregado não receberá salário, pois nesse período houve o afastamento do exercício de sua atividade laboral.
Resposta:
Art. 142. O empregado perceberá, durante as férias, a remuneração que lhe for devida na data da sua concessão.
§ 3º Quando o salário for pago por percentagem, comissão ou viagem, apurar-se-á a média percebida pelo empregado nos 12 (doze) meses que precederem à concessão das férias.
Questão 62
Assinale a opção correta acerca da suspensão do contrato de trabalho para que o empregado participe de curso ou programa de ualificação profissional.
A A suspensão do contrato para tal fim poderá ocorrer por um período mínimo de um e de, no máximo, seis meses.
Resposta:
Art.476-A - O contrato de trabalho poderá ser suspenso, por um período de dois a cinco meses, para participação do empregado em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador, com duração equivalente à suspensão contratual, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo de trabalho e aquiescência formal do empregado, observado o disposto no art. 471 desta Consolidação.
§ 5º - Se ocorrer a dispensa do empregado no transcurso do período de suspensão contratual ou nos três meses subseqüentes ao seu retorno ao trabalho, o empregador pagará ao empregado, além das parcelas indenizatórias previstas na legislação em vigor, multa a ser estabelecida em convenção ou acordo coletivo, sendo de, no mínimo, cem por cento sobre o valor da última remuneração mensal anterior à suspensão do contrato.
Questão 63
Segundo a CLT, não representa hipótese de rescisão indireta
A a falta grave praticada pelo empregador contra o empregado, mesmo quando inexistente o requisito da imediatidade e da causalidade.
Resposta: Quando a ofensa ocorrer em legitima defesa esta será excluída da hipótese de justa causa do empregador. Conforme:
Art. 483 - O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando:
f) o empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;
Questão 64
Com relação ao descanso intrajornada, assinale a opção correta.
A O acordo ou convenção coletiva de trabalho pode conter cláusula que reduza o intervalo intrajornada, visto que constitui matéria passível de negociação coletiva.
§ 3º O limite mínimo de uma hora para repouso e refeição poderá ser reduzido por ato do Ministério do Trabalho, quando, ouvido o Departamento Nacional de Segurança e Higiene do Trabalho, se verificar que o estabelecimento atende integralmente às exigências concernentes à organização dos refeitórios e quando os respectivos empregados não estiverem sob regime de trabalho prorrogado a horas suplementares.
Questão 65
Assinale a opção correta no que se refere ao trabalhador avulso.
A Será enquadrado como trabalhador avulso aquele que prestar serviço sem vínculo de emprego, a diversas pessoas, em atividade de natureza urbana ou rural com a intermediação obrigatória do gestor de mão-de-obra ou do sindicato da categoria, como, por exemplo, o amarrador de embarcação.
Resposta:
Conforme a Lei 8630/93, conceitua-se Trabalhador Avulso como“Aquele que sindicalizado ou não, presta serviços de natureza urbana ou rural, sem vínculo empregatício, com intermediação obrigatória do sindicato da categoria (fora da faixa portuária) ou do órgão gestor de mão obra (na área portuária)”.
Questão 66
O motorista que trabalha em uma empresa cuja atividade seja preponderantemente rural é enquadrado como trabalhador
A urbano, pois faz parte de categoria diferenciada.
QUESTÃO 67
Resposta:
Conforme preceitua o Art. 2º. da Lei 5889/73, considera-se empregado rural a “pessoa física que, em propriedade rural ou prédio rústico, presta serviços de natureza não eventual a empregador rural, sob a dependência deste e mediante salário”.
Esta mesma lei considera empregador rural “a pessoa física ou jurídica, proprietário ou não, que explora atividade econômica, em caráter permanente ou temporário, diretamente ou através de prepostos”.
Questão 67
No que se refere à culpa recíproca como causa de extinção do contrato de trabalho por tempo indeterminado, prevista no art. 484 da CLT, assinale a opção correta.
A O empregado não terá direito ao percebimento do aviso prévio, das férias proporcionais e da gratificação natalina referente ao ano em que ocorrer a rescisão do pacto laboral.
Resposta:
Art. 484. Havendo culpa recíproca no ato que determinou a rescisão do contrato de trabalho, o tribunal do trabalho reduzirá a indenização à que seria devido em caso de culpa exclusiva do empregador, por metade.
Ainda, Súmula 14 d TST: “Reconhecida a culpa recíproca na rescisão do contrato de trabalho (art. 484 da CLT), o empregado tem direito a 50% (cinqüenta por cento) do valor do aviso prévio, do décimo terceiro salário e das férias proporcionais.”
Questão 68
Assinale a opção correta acerca da equiparação salarial de acordo com o previsto no art. 461 da CLT.
A No trabalho de igual natureza, observa-se a denominação do cargo ocupado, independentemente da função exercida pelo empregado.
Resposta:
Em que pese todas as considerações do art. 461 para a concessão do direito de equiparação salarial, cumpre ao empregador o ônus de fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparação. Conforme:
Sumula 6 do TST - Quadro de Carreira - Homologação - Equiparação Salarial
VIII - É do empregador o ônus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparação salarial. (ex-Súmula nº 68 - RA 9/1977, DJ 11.02.1977)
Questão 69
Segundo a CLT, as federações
A são entidades sindicais de grau superior que atuam em âmbito nacional.
Resposta:
Conforme o art. Art. 534. É facultado aos sindicatos, quando em número não inferior a 5 (cinco), desde que representem a maioria absoluta de um grupo de atividades ou profissões idênticas, similares ou conexas, organizarem-se em federação
Questão 70
Com relação à audiência de julgamento, assinale a opção correta de acordo com a CLT.
A O não-comparecimento do reclamante à audiência de instrução importa o arquivamento da reclamação.
Resposta: Conforme art. Art. 847. Não havendo acordo, o reclamado terá vinte minutos para aduzir sua defesa, após a leitura da reclamação, quando esta não for dispensada por ambas as partes.
A resposta da 64 á a B não?
ResponderExcluirtb acho!
ResponderExcluirNãooo gente! Pq não é 5hrs diárias e sim 6hrs! por isso a confusão.
ResponderExcluirmas tá falando que ele trabalha 5 horas...ou seja, quem trabalha de 4 até 6 horas é 15 minutos....
ResponderExcluirPessoal mais de 4 horas diárias até 6 é 15 minutos. Mais de 6 até 8 é de 1 hora (podendo aumentar uma hora).
ResponderExcluirIsso aí Thais, postamos juntos. rsrs
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirThiago, acertamos mais uma!!!!
ResponderExcluirPrezados colegas,
ResponderExcluirSegue a errata postada pelo Professor Alexandre Alves:
"amigos,
Realmente a questão versava sobre o intervalo reduzido apenas.
Segue alternativa correta.
Questão 64
Com relação ao descanso intrajornada, assinale a opção correta.
B O trabalho contínuo cuja duração seja de cinco horas diárias terá intervalo de 15 minutos para repouso ou alimentação.
Resposta: A redução só é passiva de existir, mediante autorização do MTE e não apenas por negociação coletiva, como a questão trouxe. Conforme:
Art. 71. Em qualquer trabalho contínuo cuja duração exceda de seis horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será no mínimo, de uma hora e, salvo acordo ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de duas horas.
§ 1º - Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas.
§ 2º - Os intervalos de descanso não serão computados na duração do trabalho.
Mais uma Thaís! Blz!!!!! Abração.
ResponderExcluirAeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee...graças a Deus!!! hahahaha
ResponderExcluir