segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

137º Exame de Ordem - Gabarito Extra-oficial: Ética

Segue o gabarito oferecido da disciplina Ética Profissional, oferecido pelo Professor Alvaro de Azevedo, Professor da PUC-SP, da FMU da UNIBAN e Coordenador do Curso DOGMA.

QUESTÃO 91
91 O advogado Jairo, com o objetivo de oferecer serviços jurídicos para captar causas ou clientes, criou um sítio profissional na Internet, no qual incluiu dados com referências a valores dos serviços profissionais, tabelas e formas de pagamento. Em seguida, contratou uma empresa de publicidade para confeccionar adesivos com os dizeres “sem advogado não se faz justiça” e a indicação de seu número de telefone. Jairo, que advoga há 40 anos, é profissional renomado na área de direitos humanos. Em março de 2008, recebeu de um conselho seccional da OAB a comenda Medalha Rui Barbosa. O presidente desse conselho também o homenageou, atribuindo ao novo prédio da sede do conselho o nome de Jairo.Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta no que se refere à legislação da OAB.
A A Medalha Rui Barbosa é a comenda máxima conferida às grandes personalidades da advocacia brasileira pelo Conselho Federal da OAB e não pelos conselhos seccionais.
B Os prédios, salas e dependências dos órgãos da OAB poderão receber nomes de pessoas vivas.
C As formas de pagamento e os valores dos serviços profissionais deverão estar claros no anúncio dos serviços oferecidos pelos advogados, de maneira a não caracterizar concorrência desleal.
D Como a Internet é um veículo de comunicação universal, o conteúdo disponível no sítio do advogado não está na esfera de controle da OAB.

Observação:Artigo 152 do Regulamento GeralArt. 152. A “Medalha Rui Barbosa” é a comenda máxima conferida pelo Conselho Federal às grandes personalidades da advocacia brasileira.

QUESTÃO 92
92. Ministro aposentado do STJ propôs, na qualidade de parte e advogado, ação de cobrança contra Maria das Graças. Em 19/9/2008, Maria das Graças, procuradora do estado do Rio de Janeiro, foi citada por intermédio de oficial de justiça para apresentar contestação. O advogado de Maria das Graças, João das Neves, é defensor público aposentado e pretende candidatar-se ao cargo de presidente de seccional da OAB. Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta referente à legislação da OAB.
A Defensores públicos estão sujeitos à inscrição na OAB para o exercício de suas funções, entretanto estão dispensados do pagamento das anuidades fixadas.
B Defensores públicos da União exercem a advocacia pública, mas não os procuradores de estado, que podem advogar em causas particulares.
C João das Neves, como ex-integrante da advocacia pública, é elegível e pode integrar qualquer órgão da OAB.
D Ministro aposentado do STJ pode advogar nas primeiras e segundas instâncias das justiças estadual e federal, mas é impedido de exercer a advocacia no TST.

QUESTÃO 93
93 Assinale a opção correta relativamente ao Regulamento Geral do Estatuto da OAB.
A Presidente de conselho seccional da OAB tem direito a voto nas sessões das câmaras do Conselho Federal da OAB.
B Suponha que Bernardo tenha sido agraciado com a medalha Rui Barbosa em agosto de 2005. Nessa situação, a partir dessa data, Bernardo poderá participar das sessões do Conselho Pleno, com direito a voz.
C Presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros tem direito a voto nas sessões das câmaras e do Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB.
D As comissões permanentes do Conselho Federal serão integradas exclusivamente por conselheiros federais.

Obsevação: Artigo 63 do Regulamento Geral
Art. 63. O Presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros e os agraciados com a “Medalha Rui Barbosa” podem participar das sessões do Conselho Pleno, com direito a voz.

QUESTÃO 94
94 - Quanto à incompatibilidade e ao impedimento do advogado, assinale a opção correta.
A Auditor fiscal de secretaria estadual da fazenda que desempenhe função de lançamento, arrecadação ou fiscalização de tributos está impedido de exercer a advocacia contra a União.
B Bacharel em direito que exerce as funções de assessor de gabinete de desembargador está em situação de impedimento para o exercício da advocacia.
C Servidor da justiça do trabalho não possui capacidade postulatória, por exercer função incompatível com a advocacia.
D Militares, de qualquer natureza, que estejam na reserva são impedidos do exercício da advocacia.

QUESTÃO 95
95 Assinale a opção correta a respeito dos fins e da organização da OAB.
A A competência para processar e julgar ações do interesse ativo ou passivo da OAB é da justiça federal.
B O Instituto dos Advogados Brasileiros inspirou a criação da OAB, que se consolidou a partir da CF.
C Os conselhos seccionais da OAB são autarquias especializadas vinculadas aos respectivos estados-membros em que estiverem sediadas.
D A criação das subseções da OAB requer autorização do presidente nacional da OAB, que definirá a abrangência de atuação em um ou mais municípios.

QUESTÃO 96
96 - Assinale a opção correta em relação ao processo disciplinar na OAB.
A Na omissão do Regulamento Geral e do Código de Ética e Disciplina, o Estatuto da OAB determina a aplicação subsidiária das regras do direito processual civil nas hipóteses de processo
disciplinar.
B Os prazos ficam suspensos durante os recessos do Conselho, reiniciando-se sua contagem no primeiro dia útil seguinte ao seu término.
C Notificado o advogado para manifestação, a contagem do prazo se iniciará 48 horas após a juntada do aviso de recebimento dos correios.
D Os prazos do Estatuto são unificados e, em qualquer caso, são de 15 dias, seja para defesa, razões finais, recursos, seja para juntada do original das peças interpostas via fac-símile.

QUESTÃO 97
97 - Ainda no que tange ao processo disciplinar, assinale a opção correta.
A Uma vez aplicada sanção no âmbito da OAB, exclui-se qualquer comunicação às autoridades competentes caso o fato constitua crime.
B Todos os processos disciplinares dos advogados inscritos na OAB em todo o território nacional serão recebidos no conselho seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração e encaminhados ao Conselho Federal para imediato julgamento.
C O prazo para defesa prévia é improrrogável.
D O processo disciplinar na OAB tramita em sigilo até o seu término, contudo terão acesso às informações dos autos as partes, seus defensores e a autoridade judiciária competente.

98 - Assinale a opção correta relativamente ao Estatuto da Advocacia e da OAB.
A A aplicação da sanção disciplinar de exclusão a um advogado necessita da manifestação favorável de dois terços dos membros do conselho seccional competente.
B Os advogados aos quais forem aplicadas as sanções disciplinares de exclusão poderão exercer a advocacia em outros estados da Federação, desde que façam a inscrição suplementar e que obtenham autorização condicional do presidente do respectivo conselho seccional.
C A multa a um advogado é aplicável exclusivamente nos casos de sanções disciplinares mais graves, como a exclusão.
D Em nenhum caso de aplicação da sanção disciplinar de censura ocorrerá registro nos assentamentos do advogado inscrito na OAB.

QUESTÃO 99
99 - Com relação às subseções da OAB, assinale a opção correta
A Conflitos de competência entre duas ou mais subseções serão dirimidos pelo conselho seccional, com recurso ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB.
B Subseção com 300 advogados efetivamente domiciliados na sua base territorial poderá instituir conselho, cujo número de membros e cuja competência serão fixados pelo conselho seccional.
C A área territorial das subseções não poderá abranger mais de 5 municípios e deverá contar com o número mínimo de 20 advogados nela profissionalmente domiciliados.
D Dada a característica da autonomia administrativa, os conselhos seccionais jamais poderão intervir nas subseções.

QUESTÃO 100
100 - Assinale a opção correta de acordo com o Regulamento Geral da OAB.
A O desagravo público depende da concordância do ofendido.
B Advogado inscrito na Seccional do DF e que tenha até três ações na justiça em São Paulo deverá, obrigatoriamente, fazer a inscrição suplementar na OAB/SP.
C Delegado da polícia federal é legitimado para requerer desagravo público, a ser promovido pelo
conselho seccional, em favor de advogado, inscrito na OAB, que tenha sido ofendido em razão do
exercício profissional.
D O compromisso perante o conselho seccional da OAB para fins de requerimento da inscrição
principal no quadro de advogados poderá ser feito por procuração.

5 comentários:

  1. Quero deixar registrado a minha gratidão pelo Curso Dogma. Não conhecia até receber a balinha ontem.

    Sem dúvida nenhuma, foi o curso que mais nos amparou, mesmo sem o caderno de questões ontem

    Parabéns e tenham certeza que vocês ganharam uma aluna para a próxima fase ou para o 138, rs.

    Abraços,

    Vanessa.

    ResponderExcluir
  2. Art. 139. O prazo para qualquer recurso é de quinze dias, contados do primeiro dia útil seguinte, seja da publicação da decisão na imprensa oficial, seja da data do recebimento da notificação, anotada pela Secretaria do órgão da OAB ou pelo agente dos Correios. (NR)
    § 1º O recurso poderá ser interposto via fac-simile ou similar, devendo o original ser entregue até 10 (dez) dias da data da interposição.
    § 2º O recurso poderá também ser protocolado perante os Conselhos Seccionais e as Subseções, devendo o interessado indicar a quem este se dirige.
    § 3º Durante o período de recesso do Conselho da OAB que proferiu a decisão recorrida, os prazos são suspensos, reiniciando-se no primeiro dia útil após o seu término.

    ResponderExcluir
  3. Prezados candidatos,

    Concordo com o gabarito proposto pelo curso Damásio no que se refere a questão 96.
    A alternativa correta é a "b" correta.
    De acordo com o parágrafo 1º do artigo 139 do regulamento geral, o prazo para a juntada do original das peças interpostas via fac-símile é de 10 dias, e não de 15 dias.
    e no seu parágrafo 3º diz que: "durante o período de recesso do conselho da oab que proferiu a decisão recorrida, os prazos são suspensos, reiniciando-se no primeiro dia útil após seu término".

    Quanto a questão 95, o tema é controvertido:
    É preciso saber com precisão o que a OAB quer com a afirmação “são autarquias especializadas vinculadas aos respectivos estados-membros em que estiverem sediadas.” Não sabemos o que significa vinculados nem foi dito sobre o Distrito Federal e os Territórios.
    Ocorre entretanto, que a competência da justiça federal gera muita controvésia, e a juízo do DR. Vicente de Paula Ataide Junior, não há mais foro privilegiado para OAB. Vale conferir esse artigo
    http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=9214

    Obrigado por todos os comentários.

    Att,

    Álvaro de Azevedo

    ResponderExcluir