segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

137º Exame de Ordem - Gabarito Extra-oficial: Direito Administrativo

Segue o gabarito da disciplina Direito Administrativo, oferecido pelos Professores do Curso DOGMA Léo Vinicius Lima e Dalton Oliveira

QUESTÃO 71

Maria, servidora pública aposentada há 15 anos, teve suspenso o pagamento de seus proventos por decisão da administração pública, que não a notificou previamente para se defender. A servidora, por meio de seu advogado, requereu, administrativamente, o pagamento de seus proventos, tendo em vista a ilegalidade da suspensão, ante a evidente ausência de contraditório e ampla defesa. A administração pública negou o pedido e manteve a suspensão do pagamento da aposentadoria de Maria, que, então, ajuizou uma ação com pedido liminar perante o Poder Judiciário, pleiteando a anulação do ato administrativo e o restabelecimento do seu direito. No Poder Judiciário, a liminar requerida pela servidora foi negada, e o processo judicial teve seguimento normal. Antes que o processo judicial chegasse a seu término, e antes mesmo de proferida a sentença final, a administração anulou o ato administrativo que suspendera o pagamento dos proventos a Maria, restabelecendo-o. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.

(A) O ato de anulação praticado pela administração pública foi inadequado, pois cabível seria a revogação do ato de suspensão dos proventos de Maria.

(B) A possibilidade de apreciação judicial do ato denota a perda do poder de auto-tutela da administração pública.

(C) A conduta da administração pública não afronta o princípio da separação dos poderes, pois, mesmo diante da não-concessão da liminar — o que trazia à administração pública uma situação processual favorável —, é possível a ela rever seus próprios atos quando eivados de vícios, ainda que estejam sendo discutidos judicialmente.

(D) Ainda que houvesse decisão, transitada em julgado, declarando a legalidade do ato de suspensão do pagamento dos proventos de Maria, poderia a administração pública, de acordo com o princípio da independência das instâncias, anular ou revogar o ato administrativo que suspendera o pagamento da aposentadoria da servidora.

QUESTÃO 72

Assinale a opção correta acerca da declaração de inidoneidade, que pode ser aplicada pela administração pública ao contratado, na forma prevista na Lei de Licitações e Contratos.

(A) A declaração de inidoneidade não pode ser aplicada em caso de inexecução parcial do contrato.

(B) A aplicação da declaração de inidoneidade exclui a aplicação de multa e vice-versa.

(C) A declaração de inidoneidade é de competência exclusiva do ministro de Estado, do governador do estado ou do DF, ou do prefeito municipal, caso se trate de contrato celebrado respectivamente pela União, pelo estado ou pelo DF, ou pelo município.

(D) A declaração de inidoneidade pode ser aplicada às empresas ou aos profissionais que, em razão dos contratos firmados com a administração pública, tenham sofrido condenação definitiva por praticarem, por meios dolosos, fraude fiscal no recolhimento de tributo, atos ilícitos visando a frustrar os objetivos da licitação ou por demonstrarem não possuir idoneidade para contratar com a administração em virtude de atos ilícitos praticados.

JUSTIFICATIVA: Lei, 8.666/93, art. 87 c/c art. 88.

QUESTÃO 73

Em determinado hospital público pertencente à União, foram construídos, na área interna do terreno em que está situado e que também pertence à União, diversos imóveis de 150 m² de área, para moradia temporária de médicos residentes. Os referidos imóveis são benfeitorias do hospital, sendo parte integrante deste, que é um bem afetado a finalidade pública. No entanto, o custo de manutenção desses imóveis ficou, ao longo do tempo, muito alto, e o diretor do hospital resolveu vendê-los. Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

(A) Os imóveis construídos na área interna do hospital, que é afetado a uma finalidade pública, como benfeitorias e partes integrantes que dele são, amoldam-se à definição de bens de uso especial.

(B) Os imóveis cuja venda se discute estão submetidos ao instituto da afetação e, portanto, podem ser vendidos, sobretudo por haver justificação no seu alto custo de manutenção.

(C) Não só o hospital e os imóveis que foram construídos em sua área como também os bens de uso especial, de forma geral, concentram-se no domínio da União.

(D) Os médicos residentes que permanecerem residindo nos imóveis mencionados por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, adquirirão o domínio desses bens, podendo pleitear a usucapião.

A questão é polêmica e passível de anulação. Isso porque, a resposta C não pode ser considerada incorreta. Optamos pela alternativa A, pois a C pode dar a enteder que o hospital e as casas não são bens de uso especial (o que estaria errado). Todavia, caso interpretada literalmente, a C tbm estaria correta.

QUESTÃO 74

Um município não paga, há mais de 6 meses, as contas decorrentes do fornecimento de energia elétrica. A concessionária do serviço, após dois avisos de que o fornecimento de energia seria interrompido, suspendeu a prestação do serviço ao município, impossibilitando a fruição da energia elétrica em todos os prédios públicos e, ainda, nos espaços públicos, como ruas e praças. O município recorreu ao Poder Judiciário, requerendo que fosse determinado à concessionária o restabelecimento da prestação do serviço. Com relação à situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

(A) É ilegal a suspensão do fornecimento de energia elétrica para espaços públicos como ruas e praças, pois a suspensão atinge os cidadãos de forma geral, os quais pagam os seus impostos e não podem ser responsabilizados pela inadimplência do município.

(B) A concessionária não pode suspender o fornecimento de energia elétrica nas unidades e serviços públicos nos quais não se admite paralisação, como, por exemplo, hospitais e postos de saúde, haja vista a impossibilidade de descontinuidade da prestação desses serviços.

(C) A taxa ou preço público que deveria ser paga pelo município à concessionária é suficiente para demonstrar o caráter obrigatório e essencial do serviço.

(D) No que diz respeito ao fornecimento da energia elétrica, a relação entre o município e a concessionária caracteriza-se como relação de consumo.

QUESTÃO 75

Acerca dos princípios de direito administrativo, assinale a opção incorreta.

(A) Tanto a administração direta quanto a indireta se submetem aos princípios constitucionais da administração pública.

(B) O rol dos princípios administrativos, estabelecido originariamente na CF, foi ampliado para contem0plar a inserção do princípio da eficiência.

(C) O princípio da legalidade, por seu conteúdo generalizante, atinge, da mesma forma e na mesma extensão, os particulares e a administração pública.

(D) Embora vigente o princípio da publicidade para os atos administrativos, o sigilo é aplicável em casos em que este seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.

QUESTÃO 76

Com referência ao regime de remuneração de agentes públicos por meio de subsídios, assinale a opção correta.

(A) O subsídio dos deputados estaduais é fixado por lei de iniciativa da respectiva assembléia legislativa e, em razão da autonomia federativa, o seu valor pode chegar a superar aqueles fixados para os deputados federais.

(B) A remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos poderes da União, dos estados, do DF e dos municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não podem exceder o subsídio mensal, em espécie, do presidente da República.

(C) A remuneração dos servidores públicos e os subsídios somente podem ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa estabelecida para cada caso, assegurada, ainda, revisão geral anual, sempre na mesma data, mas com a possibilidade de aplicação diferenciada de índices.

(D) O subsídio dos vereadores é fixado pelas respectivas câmaras municipais em cada legislatura para a subsequente, e a característica peculiar do sistema federativo brasileiro, segundo a qual o município constitui ente participante da federação, possibilita que a CF fixe limites a serem obedecidos quanto aos valores máximos que podem ser fixados pelas câmaras municipais.

Resposta:

(CF, art. 29, VI)

QUESTÃO 77

Paulo, servidor público federal, deixou de observar determinadas regras legais durante a análise de um requerimento de particular, terminando por deferir a este uma licença à qual não tinha direito. Tomada ciência dos fatos, foi instaurado processo administrativo disciplinar. No curso da investigação, descobriu-se que Paulo recebera propina para a prática do referido ato. A comissão processante, após seguir todos os ritos legais, apresentou relatório sugerindo a demissão de Paulo e remeteu os autos à autoridade julgadora. A autoridade administrativa superior, ao julgar Paulo, teceu poucos comentários e fez remissão à adoção integral das razões declinadas pela comissão para determinar a demissão do servidor. Paulo impetrou mandado de segurança com a finalidade de anular a demissão ocorrida, alegando que a comissão fora instaurada para apurar o fato relativo a sua falta de cautela ao deferir o requerimento e terminou julgando-o por fato mais grave, qual seja, a prática de corrupção. Alegou, também, que a autoridade administrativa que o demitiu não fundamentara devidamente seu ato, já que fez mera remissão aos fundamentos da comissão de processo administrativo disciplinar. Por fim, atacou a ausência de contraditório, alegando que, após o relatório da comissão processante, ele não fora intimado pessoalmente para contestá-lo.

Com relação à situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

(A) Não há ilegalidade na ampliação da acusação a servidor público se, durante o processo administrativo, forem apurados fatos novos, conexos, que, igualmente, constituam infração disciplinar, desde que o princípio do contraditório e da ampla defesa sejam rigorosamente observados.

(B) Não é permitido ao agente administrativo, para complementar suas razões, encampar os termos de parecer exarado por autoridade de menor hierarquia.

(C) A autoridade julgadora está vinculada às conclusões da comissão processante, cabendo-lhe apenas sopesar a pena.

(D) Paulo deveria ter sido intimado, pessoalmente, após o relatório da comissão processante, para que pudesse impugná-lo antes do julgamento.

(art. 133 e ss. da Lei 8112/90)

QUESTÃO 78

Assinale a opção correta acerca da exoneração de servidores públicos segundo a Lei n.º 8.112/1990.

(A) A vacância do cargo público é decorrência exclusiva da exoneração.

(B) A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício, e, no último caso, ela ocorrerá quando não forem satisfeitas as condições do estágio probatório ou quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

(C) A exoneração de cargo em comissão e a dispensa de função de confiança não fica ao alvedrio da autoridade que investiu o agente da função ou do cargo em comissão.

(D) Quando requerida a exoneração pelo próprio servidor, a autoridade superior competente pode deixar de realizar o ato, caso o pequeno número de servidores no setor ocupado pelo requerente possa comprometer a continuidade do serviço público.

QUESTÃO 79

O presidente da câmara de vereadores de um município realizou a contratação de pessoal para cargos de função tipicamente administrativa da câmara, sem a realização prévia de concurso público. O promotor de justiça da cidade, ao ter ciência do fato, ajuizou ação de improbidade administrativa em face do vereador presidente da câmara, perante o juiz de direito titular da comarca. O vereador alegou que a constituição estadual lhe confere foro privilegiado junto ao tribunal de justiça do estado, quando processado por atos que importem em crime de responsabilidade, e requereu a remessa dos autos ao tribunal. Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

(A) A contratação sem concurso público configura ato de improbidade administrativa na modalidade lesão aos princípios administrativos, ainda que praticada com culpa.

(B) Caso o serviço público venha a ser devidamente prestado pelas pessoas contratadas, restará desconfigurada a improbidade administrativa.

(C) No caso em exame, não há direito a foro privilegiado, pois a matéria relativa à improbidade administrativa não é criminal.

(D) Como pena, não seria cabível o ressarcimento ao erário, caso demonstrada a inexistência de dano a este, tampouco a multa civil, visto que esta ostenta caráter indenizatório.

QUESTÃO 80

Acerca do regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos, previsto no art. 175 da CF e regulado pela Lei n.º 8.987/1995, assinale a opção correta.

(A) A subconcessão dos serviços pela concessionária contratada pelo poder concedente é de livre pactuação.

(B) A transferência do controle societário da concessionária sem prévia anuência do poder concedente não atinge o contrato de concessão.

(C) Os contratos relativos à concessão de serviço público precedido da execução de obra pública deverão, adicionalmente aos demais requisitos previstos para os outros tipos de concessão, estipular os cronogramas físico-financeiros de execução das obras vinculadas à concessão.

(D) O contrato de concessão, por constituir contrato administrativo, não pode submeter-se ao emprego de mecanismos privados para resolução de disputas, como, por exemplo, a arbitragem.

JUSTIFICATIVA: Art. 23, parágrafo único, I, Lei n.º 8.987/1995.


20 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. o que acontece quando uma questão é anulada?

    ResponderExcluir
  3. Colega, a questão pede para assinalar a resposta INcorreta!

    ResponderExcluir
  4. Mário, a questão pede a alternativa INcorreta.

    ResponderExcluir
  5. BOA PERGUNTA, ALESSANDRA. SE A PERGUNTA FOR ANULADA E EU ACERTEI?

    ResponderExcluir
  6. Alessandra, soma-se como ponto válido para todos o da questão anulada!

    ResponderExcluir
  7. a 79 está errada! A correta é a letra C!

    ResponderExcluir
  8. A questão 77 creio estar incorreta, pois segundo a Lei9.784/99, em seu artigo 44,diz que encerrada a instrução, o interessado terá prazo de 10 dias para se manifestar, salvo determinção diversa..logo, não sendo intimado a se manifestar , cometeu sim, uma ilegalidade a adm. pública, haja vista feriu-se o contraditório e a ampla defesa.

    ResponderExcluir
  9. é possível que a 79 não seja alternativa A... pois, salvo engano, apenas o dano ao erário admite a modalidade culposa...
    de qqr forma, na prova marquei a alternativa A e fiquei me remoendo de dúvida

    ResponderExcluir
  10. Taís, a questão 79 está correta, pois frustrar a licitude de um concurso publica, é considerada Ato de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública (art. 11,V da lei 8.429/92)

    ResponderExcluir
  11. Bom, se duas estiverem certas a questão será anulada ou pela OAB ou mediante recurso de qualquer um de nós!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pessoal do Dogma!!

    Mto obrigado pela correçao preliminar!! Gostaria de agradecer a vcs, e dizer q sou mto grato. Se as aulas d vcs forem tao boas qto o serviço q acabaram de nos prestar, tenho ctz q terao mtos alunos!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber por partes dos professores que realizaram a correção da prova se há alguma questão que pode ser eventualmente anulada por qualquer motivo que seja?

    Grato.

    ResponderExcluir
  14. "Merece atenção especial o fato de que responsabilidade do agente público fundada na culpa stricto sensu somente é prevista na modalidade dos atos de improbidade que causem prejuízo ao erário"

    ou seja, não é ato de improbidade a contratação sem concurso público na modalidade lesão aos princípios administrativos, ainda que praticada com culpa. Tal modalidade não admite culpa.

    Ou seja, a correta é a letra C!

    ResponderExcluir
  15. A questão anulada só é somada se o candidato errou. Se ele acertou, permanece com os mesmos pontos.

    ResponderExcluir
  16. Prezados:
    A resposta foi dada pelo professor Dalton. Na minha humilde opinião, a resposta é C. Explico-me: a alternativa A fala que contratar sem concurso é ato de improbidade. O erro está na generalização. A própria CF admite formas de contratação sem concurso (v.g. servidores ocupantes de cargos de confiança ou comissionados). Além disso, a única modalidade admitida de improbidade culposa (com ressalvas doutrinárias) é o dano ao erário (art. 10, Lei 8429/92). "Lesão ao erário tbm permite reparação ainda que causada culposamente. Todavia, a modalidade "ofensas aos princípios da AP" exige o dolo específico do agente.
    Já a alternativa D, tbm suscitadas por outros cursinhos, está incorreta pois a pena de multa (civil) é expressamente prevista no art. 12 para qualquer modalidade de ato de improbidade.
    Quanto à alternativa B, sequer merece comentários, já que a improbidade não depende da configuração do prejuízo.

    Leo Lima
    professor de Direito Administrativo - Curso Dogma

    ResponderExcluir
  17. Erick:

    A resposta da questão 77 está na Lei 8112/90 (estatuto dos funcináriso públicos federais)

    ResponderExcluir
  18. Porque a questão do exame da oab/sp de nº 74 foi anulada ?

    Cláudio Tosetto

    ResponderExcluir
  19. Porque a questão 74 do exame 137 OAB/SP foi anulada ?

    Alguém pode me responder?

    Cláudio

    ResponderExcluir